top of page

DEPARTAMENTOS

Karate Shito Ryu

 

          O Shito-ryu Karate-Do, criado por Kenwa Mabuni, combina as características do  karate Shuri do Mestre Itosu e do karate Naha do MestreHigaonna. O nome Shito-ryu é formado a partir dos primeiros heroglifos do nome destes Mestres ("Ito"- antigo heróglifo chinês "Shi", "Higa" - antigo heróglifo chinês To). Enquanto ensinava os seus estudantes e explicava as diferenças básicas entre as escolas de Itosu e Higaonna, Kenwa Mabuni prestava a maior atenção aos Katas. Ele acreditava que os Katas, que  combinavam técnicas de ataque e de defesa, eram a  parte mais importante do Karate-Do, e que era  necessário entender o significado de cada movimento do  Kata e executá-lo correctamente. Kenwa Mabuni foi o primeiro a introduzir o conceito do Bunkai Kumite e do Hokei Kumite, que demonstram o propósito e mostram o uso correcto de cada Kata. O resultado final do treino apropriado do Kata e Kumite é a possibilidade de aplicar as técnicas de karate-do no Kumite livre.  O Shito-ryu Karate-Do, ao contrário de outros estilos de Karate-Do, têm muitos mais Katas. De acordo com Kenwa Mabuni o estudante, ignorando Kata e praticando apenas Kumite, nunca irá progredir no Karate-Do e nunca irá entender o seu significado.

Karate Shotokan

 

          O Mestre Gichin Funakoshi além de Mestre de Karaté era também, exímio poeta e quando escrevia os seus poemas usava o pseudónimo de SHOTO (que significa: ondas de pinheiro). Ele usava este nome porque a cidade nativa de Shuri, local do seu nascimento, era rodeada por colinas com florestas de pinheiros RYUKYU e vegetação subtropical; entre elas estava o Monte Torao. A palavra torao significa: cauda de tigre; e era particularmente adequada porque a montanha era estreita e tão densamente arborizada que realmente tinha a aparência de uma cauda de tigre quando vista de longe.

           Em 1936, Funakoshi mudou os caracteres Kanji utilizados para escrever a palavra Karaté. O carácter "Kara" significava "China", e o carácter "Te" significava "Mão". Para popularizar mais a arte no Japão, ele mudou o carácter "Kara" por outro, que significa "Vazio". De "Mãos Chinesas" o Karaté passou a significar "Mãos Vazias", e como os dois caracteres são lidos exactamente do mesmo jeito, então a pronúncia da palavra continuou a mesma. Além disso, Funakoshi defendia que o termo "Mãos Vazias" seria o mais apropriado, pois representa não só o fato de o Karaté ser um método de defesa sem armas, mas também representa o espírito do Karaté, que é esvaziar o corpo de todos os desejos e vaidades terrenos. No mesmo ano (1936), foi fundado o primeiro DOJO Oficial de Karaté, pelo Comité Nacional e devido aos feitos do mestre Funakoshi, foi baptizado com o nome de SHOTO-KAN. Daí surgiu o nome de uma escola (estilo) que até hoje é cultivada em várias partes do mundo. SHOTO (pseudónimo de Funakoshi) + KAN (escola, classe...) = Escola de Funakoshi. Funakoshi tinha 71 anos em 1939. O prédio foi feito de doações particulares, e uma placa foi pendurada sobre a entrada e dizia: "Shotokan". Esse nome dado ao Shotokan Karate Dojo foi uma homenagem de seus alunos.

 

Karate Uechi-Ryu

 

            Uechi-Ryu Karate foi fundado por Kanbun Uechi, estudou e ensinou na China e trouxe a arte de Pangainoon (como era chamado lá) para o Japão e Okinawa. Kanbun Uechi nasceu em 5 de maio de 1877, em Izumi. Na idade de 19, deixou  Okinawa para viajar para a China.

Em 1897, ele começou a estudar na Escola de Karate Kugusuku com Tokusaburo Matsuda, "Tudo está em Sanchin" foi uma frase usada frequentemente por Kanbun ao treinar seu filho Kanei. Esta frase é repetida pelos professores da Garça Branca Ch'uan-Fa que dizem que, de todos os katas e formas, Sanchin é o mais importante. 

Em 1904, recebeu a certificação em Kanbun Pangainoon de Shusshabu, e tornou-se um instrutor assistente na escola de seus mestres. Em 1907, Kanbun obteu permissão para abrir sua própria escola em Nanching. Depois de algum tempo, a reputação de Kanbun seguia atrás dele. 

Convencido a ensinar por um dos seus alunos, ele ensinou numa pequena escola, cinco estudantes que foram: Ryuyu Tomoyose, Uezato Genmei, Saburo Uehara, Yamashiro Kata e Matakishi Yoshitada. A escola foi batizada de "shataku Dojo" e esta foi a primeira vez que Pangainoon foi ensinado fora da China. 

Em 1927, o filho mais velho do Kanbun Kanei  juntou-se a seu pai. O sistema foi chamado Pangainoon-Ryu, e a escola foi chamado Pangainoon-Ryu Karate-Jutsu Kenkyo jo. Esta escola funciona ainda hoje. 

Em 1940, os estudantes do-Jutsu Kenkyo Pangainoon-Ryu Karate-jo renomearam o sistema "Uechi-Ryu", e concederam a Kanbun o título de Grandmaster. 

Kanei Uechi estudou por dez anos e, em seguida, abriu o seu próprio dojo. Após dois anos, Kanei decidiu retornar a Okinawa, porque os seus alunos eram chamados para a guerra. 

Pouco depois da morte dos seus pais em 1948, Mestre Kanei mudou o seu dojo para um local em Futenma, chamando a escola "Uechi-Ryu Karate Dojo". Foi reconstruída em 1963, e denominado "Shubukan Soke" (Sede do estilo). A partir daqui, deu-se a disseminação do sistema em todo o mundo.

Shigeru_Egami_2.jpg

Karate SHOTOKAI

A palavra Shotokai é composta por três kanji (lit. Carácter chinês), o primeiro dos quais (shô) significa “pinheiro”, o segundo (tô), “vaga” e o último (kai), “associação” ou “colégio”.
Os dois primeiros (Shoto) compõem o pseudónimo com que o Grande Mestre Gichin Funakoshi assinava os seus escritos e estão relacionados com o porte altivo do pinheiro e a força das grandes ondas que lhe lembravam a sua terra natal, Okinawa.
Pode-se, portanto, traduzir por “Associação de Shoto”. Assim, também “Shotokai” é o nome dado ao Dojo (ginásio ou centro de prática) onde G. Funakoshi ensinou (“Kan” tem o significado de grande casa ou grande divisão de uma casa).
Em linhas gerais, o que caracteriza o Shotokai é a ausência de competição desportiva e a ênfase posta na prática dos kata Como não se necessita de parceiros para fazer um kata, os praticantes têm à sua disposição, em qualquer altura, um meio de desenvolvimento físico e mental excelente.
Outra das características do Shotokai, que o diferencia dos outros estilos, é a fluidez de movimentos e a descontracção física, que consideramos serem mais benéficas como exercício corporal e mais propícias ao relaxamento mental.
Esta característica foi acentuada pelo Mestre Shigeru Egami, que sucedeu a G. Funakoshi na direcção técnica da NKS, continuando o trabalho do seu Mestre e do filho deste, Yoshitaka (Gigo) Funakoshi.

180px-Miyagi_Chojun.jpg

Karate Goju Ryu

O estilo de Karatedo Goju-ryu foi criado por Chojun Miyagi. Nasceu  na cidade de Naha, na ilha principal do arquipélago de Okinawa. Chojun Miyagi começou o seu treino de Karate por volta de 1900, com a idade de 11 ou 12 anos, com Ryuko Aragaki. Em 1902, aos 14 anos, Miyagi foi apresentado por Aragaki ao Sensei Kanryo Higashionna e com ele treinou o Naha-te até ao seu falecimento em 1916.

O estilo, como o próprio nome denota, é marcado pela busca da harmonia e complementação entre a rigidez e a flexibilidade. Ele ensina a agir com força ou brandura, com rapidez ou suavidade.

Caracteriza-se por movimentos circulares (Mawari), não sendo estes apenas lineares como é comum em outros estilos. As defesas também são circulares e amplas, permitindo muitas aplicações como projeções, torções e chaves. Desta forma, pode-se dizer que o estilo é especializado em combate a curta distância (Chikai Maai).

Outras características são: o uso em abundância das bases sanchin dachineko ashi dachi e shiko dachi (base de centro de gravidade baixo); o trabalho de contração muscular com respiração profunda (ibuki) e o uso de pontapés baixos (Kansetsu-geri) visando os joelhos.

R (1).jfif

Karate Kyokushin

O estilo Karaté Kyokushin foi baptizado no Japão, em 1957, pelo Grão Mestre Masutatsu Oyama. Kyokushin significa “aprofundar-se na verdade” e, hoje, é praticado em mais de 100 países á volta do mundo. Na opinião do seu criador, os golpes deveriam ser reais, pois só assim cada praticante saberia o seu verdadeiro potencial. Oyama criou, então, uma nova forma de luta, acrescentando de volta a intensidade de contato própria do Karaté, em realinhamento com as origens marciais do Karaté de Naha, Okinawa, chamado Naha-te, do qual o estilo Kyokushin descende.

É um estilo de karaté dinâmico, baseado nos princípios do “bushido” (caminho do guerreiro), priorizando conceitos ancestrais como ser rigoroso consigo mesmo, ser compreensivo com seus semelhantes, venerar seus pais e ser fiel à pátria.

As técnicas do estilo refletem sua proposta; os treinos são duros e ostensivos, e a prática de luta pretende ser fluida. 

R.jpg

KOBUDO

O Kobudo, é uma arte marcial de manejo de diversas armas que foi criada na ilha de Okinawa e nas demais ilhas do arquipélago Ryukyu, ao sul do Japão. Tem a sua origem ligada ao Karate, que também nasceu em Okinawa. Usualmente o termo Kobudo é traduzido como “caminho das antigas artes marciais”. O Kobudo também é conhecido pelos seus praticantes como, Ryukyu Kobudo, Okinawa Kobudo ou ainda simplesmente Kobudo de Okinawa. Esses termos são usados para distinguir o Kobudo criado em Okinawa das artes marciais dos Samurai criadas nas ilhas principais do Japão e que são denominadas pelos termos Kobujutsu, Koryu e também Kobudo. Algumas vezes o termo Kobujutsu, também é usado como sinônimo de Kobudo de Okinawa.

bottom of page